sábado, 16 de novembro de 2013

Templo de A-Má

Olá a todos,


O Templo de A-Má  localiza-se à entrada do Porto Interior (no extremo-sul da Península de Macau), já existia antes da própria Cidade de Macau ter nascido. Especula-se que o templo foi construído pelos pescadores chineses residentes de Macau no séc. XV, para homenagear e adorar a Deusa A-Má (Deusa do Céu).

Esta divindade taoísta é muito venerada em todo o Sul da China e em várias partes do Sudoeste Asiático e é considerada como a protectora dos pescadores e marinheiros.

Crê-se que os portugueses desembarcaram pela primeira vez em Macau, possivelmente no ano de 1554 ou 1557, precisamente à entrada do Porto Interior, também chamada pelos pescadores chineses de "Baía de A-Má". Segundo as lendas do séc. XVI, o nome da Cidade deriva precisamente da palavra em cantonense "A-Má-Gau", que significa literalmente Baía de A-Má.
 Pode considerar-se este templo o símbolo máximo da cultura chinesa em Macau.
É composto pelo Pavilhão do Pórtico, o Arco Memorial, o Pavilhão de Orações, o Pavilhão da Benevolência, o Pavilhão de Guanyin e o Pavilhão Budista Zhengjiao Chanlin, cada um disposto harmoniosamente com o ambiente natural circundante.
Cada pavilhão é dedicado ao culto de uma divindade chinesa, algo que torna o templo um exemplo singular das diversas influências da cultura chinesa, passando pelo  taoísmo, confucionismo, budismo e pelas diversas crenças populares.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário